A história da maquiagem

A história da maquiagem tem origem no Egito onde se pintavam os olhos em sinal de respeito ao deus Rá (deus do sol). Os Farós também eram grande adeptos da maquiagem, pois pintavam seus olhos a fim de que as pessoas evitassem olhar diretamente para eles. Em virtude disso, a maquiagem nessa época exercia um símbolo político.

O Kama Sutra, escrito no século I e IV, define o padrão de beleza da mulher ideal que seria de pele bem clara, fina e macia. A lendária Cleópatra exemplificou bem esse ideal de beleza no Egito. Usava pó de khol para pintar os olhos, banhava-se em leite e usava argila em seu rosto para manter o viço da pele. Foi lá, no Egito, que se classificou o padrão de beleza: mulher de pele clara e homem de pele escura.

Cleópatra

A maquiagem e os povos primitivos

Diversas sociedades primitivas já usavam pinturas no rosto em diversas situações. Na maioria das vezes, usavam como artifício para diferenciar membros de cada aldeia, para celebração de rituais religiosos, para firmar condição de guerra entre povos e também para simbolizar a passagem de fases da vida.

Maquiagem feita pelos povos primitivos

Maquiagem na Idade Média

O culto à pele clara ainda estava em alta. Os padrões europeus dominavam o padrão de beleza mundial. O rubor nas faces era bem característico para dar aquele aspecto mais saudável. Tudo isso devido a diversos tipos de doenças que surgiram naquela época, para as quais não havia cura, fazendo com que o objetivo da maquiagem se tornasse representar o frescor de uma pele saudável muito característico das crianças.

No Japão, foi inventado o pó-de-arroz que servia para uniformizar o tom da pele e   deixá-la mais clara. O olhar e os lábios bem destacados pela pele uniforme e clara era o ideal para que se criasse e padronizasse um único personagem: a gueixa.

 

Maquiagem do Japão

 Maquiagem e bruxaria

No final do século XVIII, o Parlamento Inglês atribuiu às mulheres a mesma pena que era atribuída à quem praticava a bruxaria. O termo desobrigava os maridos de permanecerem casados, caso constatassem que suas mulheres usaram de adornos como maquiagem e perfumes para seduzir e induzi-los ao casamento. Leia um trecho do termo a seguir:

“Todas as mulheres que à partir deste ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes e que o casamento, se condenadas, seja anulado…”

A maquiagem através dos anos

- 2ª Guerra Mundial

A produção de cosméticos durante a 2ª Guerra Mundial estacionaram em virtude da necessidade que se tinha em fabricar armamentos. Além disso, com escassez de matéria-prima, as mulheres começaram a produzir seus próprios produtos de beleza.

- A maquiagem nos anos 50

Ao final da guerra, já nos anos 50, a maquiagem volta emplacando as melhores lojas com seu estilo “fake” – pele pálida, olhos e boca realçados. Nos anos 60, as indústrias sofrem uma espécie de aprimoramento a fim de que pudessem atender os interesses de seu público jovem, já que este havia aderido por completo toda a ideia da maquiagem.

Maquiagem dos Anos 50

- A maquiagem na década de 80

Já na década de 80, a preocupação com a beleza ao longo dos anos fizeram com que surgissem novos produtos que além de embelezar, cuidava da pele. Ainda nessa época, as divas do cinema desempenharam um papel muito importante quanto à popularização da maquiagem. A atriz Marilyn Monroe, por exemplo, continuava inspirando mulheres de todo mundo ao exibir sua pele clara, sobrancelhas finas, olhos esfumados e lábios bem avermelhados . Dior, Chanel, Yves Saint Laurent também tiveram um grande papel na criação de novas cores e texturas que conversavam com as tendências de moda que surgiam na época.

Maquiagem da Década de 80

No entanto, somente no final da década de 80 é que surgiram cosméticos que combinavam substâncias capazes de prevenir o envelhecimento, proteger a pele dos efeitos solares e hidratá-la, com produtos que a uniformizavam e destacavam os traços do rosto. Podemos dizer que foi o início da cosmetologia inteligente.

- A maquiagem no século XXI

Atualmente, no século XXI, cores, texturas e técnicas permeiam nossa moda. A classe e elegância do início do século, a sensualidade dos anos 60, a irreverência e a apatia em tons de protestos dos anos 80 e 90 se fundem no universo da maquiagem, ampliando nossa informação de moda atual.

Maquiagem nos dias atuais - Século XXI

Resumo da história da maquiagem

Pudemos ver numa retrospectiva rápida que, desde os tempos mais remotos, o homem sentia a necessidade de realçar e disfarçar traços de seus rostos por diversos motivos: religioso, político e etc. Ao longo do tempo, isso representou um jogo de esconder e revelar por meio do qual nasceu a maquiagem. Segmentos como o teatro, a tv e a moda, rapidamente aderiram aos truques a fim de aperfeiçoar suas representações e de dar um visual estético mais elaborado.

Atualmente, a maquiagem tem como principal objetivo embelezar. No entanto, com a crescente preocupação com o cuidado da pele, a maquiagem hoje representa muito mais que apenas embelezamento superficial dos atributos físicos. Ela representa também o embelezamento geral da pele, aquele que vem de dentro para a fora.

Pronto! Agora a gente sabe como tudo aconteceu para que hoje tivéssemos acesso a esse mundo lindo cheio de cores que é o da maquiagem.

Beijo grande e até a próxima.

About Sabrine Moura

, carioca, Pós-graduada em Língua Portuguesa. É apaixonada por moda e maquiagem, bons filmes, séries, músicas e viagens. Escreve artigos para blogs de interesse feminino e também curte ficar por dentro dos últimos acontecimentos no mundo da política e do esporte. E, por falar em esporte, Flamenguista de coração, sempre que pode, apoia seu time nos estádios.

08. outubro 2012 by Sabrine Moura
Categories: Maquiagem | 8 comments

Comentários (8)

  1. adorei saber da história….por que eu amo me maquiar

  2. amei a historia. Parabéns, comecei a fazer o curso hoje estou muito feliz, e adorei saber sobre a historia da maquiagem

  3. Interessante a história da maguiagem,me ajudou mt no trabalho que estou fazendo sob a maquiagem,ADOREEEIIIIII.

  4. Adorei a historia, me ajudou muito no meu trabalho que estou fazendo…….. um concurso de maquiagem….. espero que de tudo certo. bjs

  5. O que é Lã de Espanha? Preciso saber pro meu curso de Maquiadora.

    • Ingrid, lã de Espanha era um recurso do qual as mulheres do século XVIII lançavam mão para parecerem mais belas. No entanto, não sei que tipo de recurso era esse. Sobre lã de Espanha, isso é tudo que eu sei. Quando souber o que é exatamente, me fala aqui, ta?! Beijos, linda! :)

Deixe um comentário :)

Required fields are marked *