Como Acabar com a Caspa – Dicas

A caspa, cientificamente chamada de dermatite seborreica consiste basicamente na descamação do couro cabeludo causada pelo aumento da produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Trata-se de um problema bastante recorrente que atinge com mais frequência homens. No entanto, há muitas mulheres que também sofrem com o incômodo. Às áreas mais afetadas pela caspa são o couro cabeludo, o rosto, a região torácica e até mesmo a região genital.

O que causa  e suas consequências

A causa para o surgimento de caspas poder ser físico ou psicológico (ansiedade, angustia, etress, angustia, depressão). Entre os hábitos mais populares que causam caspa em muitas pessoas são: lavar o cabelo com água muito quente e dormir com o cabelo molhado. Além desses maus hábitos estão também o stress e a alimentação inadequada que ajudam a desencadear o problema em quem já tem uma certa predisposição.

Há muitas pessoas que sofrem com caspa, mas não procuram um tratamento adequado. Isso é muito perigoso, pois o problema negligenciado pode agravar resultando numa inflamação do couro cabeludo que pode levar até a queda dos fios. Por esse motivo, se você tem caspa e se ela for muito intensa, procure um dermatologista o quanto antes.

Como acabar com ela

Caspa no Cabelo

A primeira dica é identificar o que está causando o problema e mudar de hábito encontrando uma alternativa. Se a caspa for intensa, daquelas que provocam coceiras a ponto de deixar seu couro cabeludo machucado, procure um dermatologista para que ele te oriente com medicamentos e tratamentos adequados.

Mas se o seu problema for mais ameno, quando for lavar seu cabelo, prefira usar xampus específicos – anti-caspa – com a água em temperatura fria ou morna. Finalizadores como leave-in e pomadas devem passar longe da raíz do cabelo. Dessa forma, se você não tem o problema, acaba diminuindo suas chances de desenvolver e, se você tem, diminui sua intensidade.

Preparado (a) para acabar com a caspa? Sim! Vamos ao passo a passo. O ideal é você lavar o cabelo com shampoo pelo menos quatro vezes na semana. E o principal é lavar o cabelo de forma correta.

  1. Molhe o cabelo;
  2. Aplique o shampoo;
  3. Com as pontas dos dedos vá fazendo uma massagem em todo couro cabeludo para uma absorção melhor do shampoo;
  4. Espere de 3 a 5 minutos antes de removê-lo;
  5. Enxágue e retire todo o exerço.

* É muito importante você passar com as pontas do dedos, para o shampoo pegar melhor na raiz, e não se esquecendo do tempo no cabelo, caso contrario não fara efeito.

Se você não tem muito acesso a esses tipos de shampoo de marca pode fazer uso de shampoo a base de cetoconazol, tem em genérico é baratinho e apresenta um resultado muito bom :)

Lembra que falamos dos hábitos alimentares no início? Então, invista em uma boa alimentação e nunca vá dormir com os cabelos molhados. Seque-os antes. E, por falar nisso, quando usar o secador, concentre o jato de ar no comprimento dos fios. O ar quente concentrado no couro cabeludo, resseca-o demais fazendo com que ele descame.

Agora sim você vai poder usar aquela roupa escura

Bom, seguindo essas dicas, você manterá um cabelo e um couro cabeludo saudáveis, livres de incômodos como esse: a caspa.

Se este artigo te ajudou, indique-o a alguém e deixe um comentário aqui pra gente.

Beijos e até a próxima.

About Sabrine Moura

, carioca, Pós-graduada em Língua Portuguesa. É apaixonada por moda e maquiagem, bons filmes, séries, músicas e viagens. Escreve artigos para blogs de interesse feminino e também curte ficar por dentro dos últimos acontecimentos no mundo da política e do esporte. E, por falar em esporte, Flamenguista de coração, sempre que pode, apoia seu time nos estádios.

10. maio 2012 by Sabrine Moura
Categories: Cabelos | Leave a comment

Deixe um comentário :)

Required fields are marked *