Ebook Beleza do Dia

Tem dias que a gente amanhece com uma pele linda e impecável. Mas também tem aqueles dias que nossa pele não ajuda em nada. Geralmente acontece quando surge aquela espinha horrorosa e a gente, muitas vezes sem saber o que fazer, apressamo-nos em espremê-las. Então, para você que já está acostumada a conferir nossas dicas sobre acne aqui no Beleza do Dia, confira agora os 10 mitos sobre espinhas que você deve saber.

É mito ou verdade? 

1. Chocolate dá Espinha?

Não. Não há nenhum estudo que comprove que o chocolate provoque o surgimento de espinhas. No entanto, especialistas afirmam que a ingestão demasiada de carboidrato refinado – geralmente encontrado em massas, biscoitos e pão branco – e açúcar podem favorecer o surgimento de cravos e espinhas. Em contrapartida, especialistas também afirmam que um chocolate amargo de vez em quando é sempre uma boa ideia, pois estes são ricos em flavonoides que é uma substância do cacau, o qual tem se mostrado muito eficiente na melhora da pele.

2. O sol melhorar a acne?

Não. Pessoas que sofrem com a acne devem se expôr ao sol apenas se estiverem usando um bom protetor solar – de preferência em gel ou oil-free – pois se tiver alguma espinha inflamada ou com alguma mancha de acne recente, o sol pode piorar o quadro de inflamação, além de poder deixar a pele ainda mais manchada.

3. A acne só atinge adolescentes?

Não. Apesar de ser mais comum no período da adolescência devido ao auge das atividades hormonais, a acne atinge pessoas em fase adulta também, às vezes por fatores como estresse, oleosidade na pele, alterações hormonais ou até por fatores genéticos.

4. Lavar o rosto várias vezes resolve o problema?

Mulher Lavando o Rosto

Não. Muitas pessoas acreditam que lavando o rosto várias vezes vão reduzir a oleosidade da pele fazendo com que as espinhas sumam. Essa prática pode resultar exatamente no contrário. O ideal é que se lave o rosto apenas 3 vezes ao dia, caso contrário, sua pele poderá ficar ainda mais oleosa resultando na piora do quadro de acne.

5. Espremer cravos e espinhas ajuda a reduzir os riscos de inflamação?

Não, é evidente. Todos já estamos cansados de saber que fazendo isso, você poderá provocar cicatrizes que vão te acompanhar para o resto da vida, além de aumentar ainda mais os riscos de contaminação.

6. Creme dental ajuda a secar espinhas?

Não. Em primeiro lugar, a finalidade do creme dental não tem nada a ver com o problema e, por isso, esse tipo de produto não possui nenhuma substância capaz de minimizá-lo. A longo prazo, o creme dental pode piorar o quadro, pois além de contaminar o local, dificulta a eliminação de secreção sebácea que causa os cravos e espinhas.

7. Intestino preso piora a acne?

Não. Especialistas dizem que a atividade irregular intestinal nada tem a ver com a acne.

8. Limpeza de pele e pomadas são capazes de curar a acne?

Jovem Passando Pomada para Espinha na pele
Não. A limpeza da pele e o uso de pomadas específicas para o problema servem para auxiliar no combate a doença. Aliados a uma dieta saudável, bastante líquido, higiene e ao tratamento indicado pelo seu dermatologista, podem sim te dar um bom resultado, mas só isso, não ajuda. É importante ressaltar que os tratamentos para acne não são instantâneos e, por isso, necessitam de persistência.

9. Passar soro fisiológico no rosto antes de dormir melhora as espinhas?

Não. O soro fisiológico não é um produto com finalidade de tratar espinhas. O que deve ser feito antes de dormir é higienizar a pele, lavando-a com água e sabonete que tenha ação secativa.

10. Peles brancas são mais vulneráveis a espinhas?

Não. A acne não tem nada a ver com o tom da pele. Antes, está intimamente relacionada ao funcionamento das glândulas sebáceas.

Este artigo tem a finalidade de esclarecer as dúvidas mais recorrentes sobre cravos e espinhas. No entanto, ele não substitui uma consulta ao dermatologista.

Se este artigo foi útil para você, confira outras dicas e informações sobre o assunto aqui no blog e indique-o às suas amigas.

Beijos e até a próxima.