Ebook Beleza do Dia

Roacutan é um medicamento bem conhecido entre os usuários de acne. No entanto, o medicamento deve ser usado sob prescrição médica e é considerado a última alternativa no tratamento da doença. Trata-se de um medicamento muito forte que, apesar de trazer resultados satisfatórios, pode acarretar sérios efeitos colaterais, inclusive distúrbios psicológicos.

remédio roacutan

Roacutan – o que é e para que serve?

Como dito no início, o Roacutan é um medicamento de uso oral muito eficaz, mas também muito agressivo. Seu princípio ativo é a Isotretinoína, que é um derivado da vitamina A. O medicamento é anti-inflamatório e atua na redução da oleosidade excessiva da pele, diminui o tamanho das glândulas sebáceas e controla as bactérias que favorecem o aparecimento de cravos e espinhas, dando origem ao quadro de acne.

Em que casos se pode usar?

1. Pessoas que sofrem de acne cística severa – acne cística são aquelas espinhas bastante inflamadas e internas (que correspondem ao grau V de acne, o mais elevado).

2. Pacientes que não estejam grávidas – o Roacutan pode comprometer o feto, por isso o é as gestantes são proibidas de fazerem uso do medicamento. Mesmo após o tratamento, é necessário todo cuidado para que não se engravide nos próximos 3 meses.

3. Pacientes que não tenham problemas nos rins ou de fígado - se você tem alguma insuficiência nesses órgãos, provavelmente o remédio será eliminado com o auxílio destes. É por isso que até hoje não se sabe dos efeitos desse medicamento em pacientes com problemas renais ou hepáticos.

4. Pacientes tenham taxas de lipídios moderada - se você tem altas taxas de lipídios, fique longe do Roacutan, pois esse medicamento aumenta significativamente a taxa de lipídios o que pode comprometer o pâncreas.

5. Mulheres que não estejam amamentando - o princípio ativo que é a Isotretinoína pode passar para o leite materno, e isso afetará fortemente a saúde da criança.

6. Pacientes que não fazem uso de antibióticos com tetraciclina - o combinado entre Roacutan e tetraciclina pode causar o aumento da pressão intracraniana. Então, se você usa algum tipo de antibiótico, verifique se ele tem tetraciclina. Caso a tenha, não use o Roacutan.

7. Pacientes que não têm alergia a óleo de soja - os compridos do Roacutan são fabricados com óleo de soja.

Leia também outros artigos sobre acne

Como tirar manchas de espinhas

12 sabonetes indispensáveis para o tratamento da acne

Acne: tratamentos e cuidados

6 cremes para acne que realmente funcionam

Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais mais comuns são problemas de visão noturna, infecções intestinais, coceira, sudorese, surdez suave, irritações na pele (não relacionadas à acne), distúrbios psíquicos e do sistema nervoso (como depressão e convulsões), hepatite, diminuição do número de hemácias e glóbulos brancos (causando fraqueza e deixando o paciente mais vulnerável a doenças infecciosas) e inflamação dos vasos sanguíneos.

Tratamento Roacutan

Cuidados durante o tratamento

A pessoa que faz tratamento com Roacutan não deve se expor ao sol e deve sempre usar protetor solar com fator de proteção acima de 30. Recomenda-se a reaplicação do protetor a cada duas horas ou todas as vezes que transpirar muito. O produto deve ser oil-free e as melhores texturas são fluídos.

Recomenda-se o uso de dermacosméticos em substituição à maquiagem comum. Mas, se for usar maquiagem convencional, não use produtos de maquiagem muito secos. Prefira as bases e corretivos líquidos e que sejam oil-free.

Use o anticoncepcional, pois durante o tratamento você não pode engravidar, nem mesmo três meses após o tratamento é aconselhável a gravidez.

Não doe sangue. A isotretinoína é uma substância que pode ser transferida para o leite materno e também para o sangue. Por isso, usuários do Roacutam são terminantemente proíbidos de fazer doação.

Quanto custa e quanto tempo dura o tratamento?

Uma caixa com 30 cápsulas na Ultrafarma, na época em que consultei, custa  R$ 70,94. Considerando que o tratamento pode ter uma duração média de 6 a 8 meses, pode-se dizer que é um tratamento bem caro.

No entanto, o mercado coloca a disposição seu genérico cujo nome é Isotretinoína e custa, também na Ultrafarma, R$ 28,82. Também não é tão barato, mas é uma alternativa. Por ser genérico, ele é idêntico ao original, sendo sua única diferença o laboratório fabricante.

Para quem realmente precisa fazer uso do medicamento, o investimento é bem feito, pois na maioria dos casos, ele se mostra bastante efetivo. Veja a seguir algumas imagens comparativas.

Antes e depois do roacutan

Antes e depois do remédio roacutan

Resultados bem satisfatórios!

Nota sobre o Roacutan

No dia 04 de março deste ano, 2012, a britânica Melissa Martin-Hughes, de 18 anos, chamou atenção das autoridades ao cometer suicídio. Ela era usuária do Roacutan, e familiares afirmaram que a mesma passava por um momento de depressão profunda. No entanto, apesar de se acreditar que haja uma relação entre o Roacutan e o quadro depressivo de alguns pacientes, nenhum estudo confirmou a tese.

Cabe, no entanto, ponderar os resultados e efeitos até que se chegue num consenso entre paciente e dermatologista, para só então lançar mão do medicamento.

Para maiores informações sobre o tratamento com o Roacutan, acesse a bula do medicamento aqui e não deixe de falar com seu dermatologista.

Série de vídeos sobre os tratamentos estéticos para peles sensibilizadas pela acne

Nós aqui do Beleza do Dia estamos planejando produzir uma série sobre tratamentos estéticos para quem sofre com acne ou quem já sofreu e agora tem cicatrizes e manchas. Essa série seria em vídeo mostrando os principais tratamentos e esses seriam feitos em mim, onde ao final da dela vocês poderiam ver o resultado. Se vocês quiserem que eu faça essa série, deixe aqui abaixo nos comentários. Vou adorar saber :)

E você, já usou Roacutan? Se já usou, gostou dos resultados? Se não usou, pretende usar? Conta aqui pra gente ;)