Roacutan – Análise completa

Roacutan é um medicamento bem conhecido entre os usuários de acne. No entanto, o medicamento deve ser usado sob prescrição médica e é considerado a última alternativa no tratamento da doença. Trata-se de um medicamento muito forte que, apesar de trazer resultados satisfatórios, pode acarretar sérios efeitos colaterais, inclusive distúrbios psicológicos.

remédio roacutan

Roacutan – o que é e para que serve?

Como dito no início, o Roacutan é um medicamento de uso oral muito eficaz, mas também muito agressivo. Seu princípio ativo é a Isotretinoína, que é um derivado da vitamina A. O medicamento é anti-inflamatório e atua na redução da oleosidade excessiva da pele, diminui o tamanho das glândulas sebáceas e controla as bactérias que favorecem o aparecimento de cravos e espinhas, dando origem ao quadro de acne.

Em que casos se pode usar?

1. Pessoas que sofrem de acne cística severa – acne cística são aquelas espinhas bastante inflamadas e internas (que correspondem ao grau V de acne, o mais elevado).

2. Pacientes que não estejam grávidas – o Roacutan pode comprometer o feto, por isso o é as gestantes são proibidas de fazerem uso do medicamento. Mesmo após o tratamento, é necessário todo cuidado para que não se engravide nos próximos 3 meses.

3. Pacientes que não tenham problemas nos rins ou de fígado - se você tem alguma insuficiência nesses órgãos, provavelmente o remédio será eliminado com o auxílio destes. É por isso que até hoje não se sabe dos efeitos desse medicamento em pacientes com problemas renais ou hepáticos.

4. Pacientes tenham taxas de lipídios moderada - se você tem altas taxas de lipídios, fique longe do Roacutan, pois esse medicamento aumenta significativamente a taxa de lipídios o que pode comprometer o pâncreas.

5. Mulheres que não estejam amamentando - o princípio ativo que é a Isotretinoína pode passar para o leite materno, e isso afetará fortemente a saúde da criança.

6. Pacientes que não fazem uso de antibióticos com tetraciclina - o combinado entre Roacutan e tetraciclina pode causar o aumento da pressão intracraniana. Então, se você usa algum tipo de antibiótico, verifique se ele tem tetraciclina. Caso a tenha, não use o Roacutan.

7. Pacientes que não têm alergia a óleo de soja - os compridos do Roacutan são fabricados com óleo de soja.

Leia também outros artigos sobre acne

Como tirar manchas de espinhas

12 sabonetes indispensáveis para o tratamento da acne

Acne: tratamentos e cuidados

6 cremes para acne que realmente funcionam

Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais mais comuns são problemas de visão noturna, infecções intestinais, coceira, sudorese, surdez suave, irritações na pele (não relacionadas à acne), distúrbios psíquicos e do sistema nervoso (como depressão e convulsões), hepatite, diminuição do número de hemácias e glóbulos brancos (causando fraqueza e deixando o paciente mais vulnerável a doenças infecciosas) e inflamação dos vasos sanguíneos.

Tratamento Roacutan

Cuidados durante o tratamento

A pessoa que faz tratamento com Roacutan não deve se expor ao sol e deve sempre usar protetor solar com fator de proteção acima de 30. Recomenda-se a reaplicação do protetor a cada duas horas ou todas as vezes que transpirar muito. O produto deve ser oil-free e as melhores texturas são fluídos.

Recomenda-se o uso de dermacosméticos em substituição à maquiagem comum. Mas, se for usar maquiagem convencional, não use produtos de maquiagem muito secos. Prefira as bases e corretivos líquidos e que sejam oil-free.

Use o anticoncepcional, pois durante o tratamento você não pode engravidar, nem mesmo três meses após o tratamento é aconselhável a gravidez.

Não doe sangue. A isotretinoína é uma substância que pode ser transferida para o leite materno e também para o sangue. Por isso, usuários do Roacutam são terminantemente proíbidos de fazer doação.

Quanto custa e quanto tempo dura o tratamento?

Uma caixa com 30 cápsulas na Ultrafarma, na época em que consultei, custa  R$ 70,94. Considerando que o tratamento pode ter uma duração média de 6 a 8 meses, pode-se dizer que é um tratamento bem caro.

No entanto, o mercado coloca a disposição seu genérico cujo nome é Isotretinoína e custa, também na Ultrafarma, R$ 28,82. Também não é tão barato, mas é uma alternativa. Por ser genérico, ele é idêntico ao original, sendo sua única diferença o laboratório fabricante.

Para quem realmente precisa fazer uso do medicamento, o investimento é bem feito, pois na maioria dos casos, ele se mostra bastante efetivo. Veja a seguir algumas imagens comparativas.

Antes e depois do roacutan

Antes e depois do remédio roacutan

Resultados bem satisfatórios!

Nota sobre o Roacutan

No dia 04 de março deste ano, 2012, a britânica Melissa Martin-Hughes, de 18 anos, chamou atenção das autoridades ao cometer suicídio. Ela era usuária do Roacutan, e familiares afirmaram que a mesma passava por um momento de depressão profunda. No entanto, apesar de se acreditar que haja uma relação entre o Roacutan e o quadro depressivo de alguns pacientes, nenhum estudo confirmou a tese.

Cabe, no entanto, ponderar os resultados e efeitos até que se chegue num consenso entre paciente e dermatologista, para só então lançar mão do medicamento.

Para maiores informações sobre o tratamento com o Roacutan, acesse a bula do medicamento aqui e não deixe de falar com seu dermatologista.

Série de vídeos sobre os tratamentos estéticos para peles sensibilizadas pela acne

Nós aqui do Beleza do Dia estamos planejando produzir uma série sobre tratamentos estéticos para quem sofre com acne ou quem já sofreu e agora tem cicatrizes e manchas. Essa série seria em vídeo mostrando os principais tratamentos e esses seriam feitos em mim, onde ao final da dela vocês poderiam ver o resultado. Se vocês quiserem que eu faça essa série, deixe aqui abaixo nos comentários. Vou adorar saber :)

E você, já usou Roacutan? Se já usou, gostou dos resultados? Se não usou, pretende usar? Conta aqui pra gente ;)

About Sabrine Moura

, carioca, Pós-graduada em Língua Portuguesa. É apaixonada por moda e maquiagem, bons filmes, séries, músicas e viagens. Escreve artigos para blogs de interesse feminino e também curte ficar por dentro dos últimos acontecimentos no mundo da política e do esporte. E, por falar em esporte, Flamenguista de coração, sempre que pode, apoia seu time nos estádios.

15. setembro 2012 by Sabrine Moura
Categories: Resenhas, Tratamentos para Acne | 145 comments

Comentários (145)

  1. Estou usando e aprovo, só dou uma dica não mecha nos cravos eu quis tirar um e a pele saiu junto kkkkkk

  2. Remédio fantástico, fiz tratamento de 7 meses. O tratamento é caro sim mas vale muito o investimento. Efeitos colaterais, só tive os lábios secos/rachados, fazendo com que eu andasse com manteiga de cacau no bolso.

  3. Eu fiz o uso do Roacutan durante 8 meses e meio e com um ano depois do tratamento,minhas espinhas voltaram todas,durante o tratamento minha pele ficou linda.

    • Gata, aconteceu a mesma coisa com a minha prima, você deve ter um cisto no utero assim como ela. Super recomendo que você faça um exame para ver se você tem “Cisto de Naboth” rs. Não deixe de fazer. É só marcar com a ginecologista que ela te dara o papel autorizando o exame e depois leva nela p ver se é isso mesmo :D boa sorte gatinha

  4. eu fiz o tratamento durante 6 meses, neste periodo a minha ficou tao branca , que dava ate gosto, mas depois so por deus, e quando comece a fazer a sessao de peelling, tive que interrompe, pois as espinhas voltaram novamente,

  5. minha dermatologista me passou um tratamento om roacutan de seis meses, mais por ser caro acabei usando so por quatro meses, isso ja faz dois anos e mesmo nao tendo levado o tratamento ate o final nunca mais dei espinhas.

  6. Fiz o tratamento durante 6 meses, perfeito!!! na época eu tinha o 3° de acne. Mas após outra consulta, a Dr disse que preciso tomar novamente por mais alguns meses, diz que esta relacionado ao meu peso. Indicou fazer uma alimentação balanceada, mas sofri muito com os efeitos colaterais, o que indicaria?

    • Luana, se ela disse que está relacionado ao seu peso, então vc realmente precisa dar uma atenção especial ao que anda comendo e a quantidade que come. A melhor coisa é cortar fritura, salgados, biscoitos, massas, queijo prato, refrigerante e açúcar. Prefira alimentos ricos em fibra, carne magra (frango e peixe), abuse das frutas e beba bastante água.
      Beijos, querida ;)

    • Olá, pode me dizer com quais efeitos colaterais vc sofreu tanto? Minha dermatologista me perguntou se eu queria usar, mas tenho medo pelos efeitos. =/

      • Fernanda, eu nunca fiz o tratamento pq meu pai não deixou. Na época eu era menor de idade e ele ficou com medo desses efeitos. Mas pelo que os dermatologistas alertam, são efeitos que fazem com que esse tratamento seja a última opção. Converse com seu médico, pergunte a ele todos os efeitos colaterais e se o seu problema deve mesmo ser tratado com o Roacutan. Se não for absolutamente necessário, procure junto a ele outras alternativas para se tratar. Beijão :)

  7. Será que eu posso usar maquiagem todo dia mesmo usando roacutan?

  8. Esse genérico ai é eficaz?? tenho pequenas acnes, meu problema msm é a oleosidade, axo que com uns 4 meses de roacutan, e combater a oleosidade, axa que terei um bom resultado?

  9. tenho manchas na pele se eu tomar roacutan vai à diantar ?.

  10. Ai Meninas me ajudem…A Dermatologista me indicou este medicamento, mas estou com muito medo das reações…Vcs que já tomarão me de uma Luz rs…é tipo assim durante o tratamento, a pele fica muito feia…a ponto de não querer sair de casa ? Bjs…

    • Não precisa ficar assim assustada, basta tomar as precauções indicadas. Eu já usei e foi excelente! A princípio a pele fica um pouco mais feia, mas logo passa, é normal isso. Use com tranquilidade, vc não irá se arrepender!

  11. Fui hoje a médica, e vou fazer os exames pra começar. To muito preocupada com os efeitos colaterais, é muito provável que aconteça tudo aquilo lá em cima? ou vou ficar gorda? bj

  12. ola, meu marido toma roacutan,gostaria de saber quais as consequencias de misturar roacutan com alcool??

    • Não sei te dizer, Débora! Mas acredito que essa mistura não seja aconselhável, pois só o Roacutan já é muito perigoso. Associado a bebida alcoólica, pode ser ruim.

      • É pessimo, rs . Bebidas alcoolicas devem ser evitadas ao máximo! se possivel não consumir nada alcoolico durante o tratamento

      • Vou começar tomar rocutam também não tenho acnes monstruosas mais e indicado pelo meu dermatologista mais ultimamente estou sentindo um incomodo no meu estômago e as vezes no pé da barriga será que vai me causar algum mal

  13. Usei o roacutan faz uns 7 anos, e foi o melhor investimento q fiz! As acnes monstruosas nunca mais voltaram! Enfim, tenho uma pele totalmente recuperada! Os efeitos foram mais acentuados qto a sensibilidade da pele, secura nos lábios e cabelos, mas superei com tranquilidade!

  14. Olá Sabrine !

    Tenho muitas marcas de espinha e algumas sobreviventes, tenho muito oliosidade e um pouco de mancha de sol. Será que o roacutan seria o melhor remédio para sanar TODOS estes ítens? lógico com prescrição médica.

    Desde já, Obrigado!

  15. oi, meu marido ja fez todo tipo de tratamento pra controlar ou ate mesmo acabar com as espinhas mas não deu certo agora ele quer usar o roacutan por conta propria ja que o dermatologista não passa o que vcs acham!

  16. quero faxer mais tenho medo.minha irmã fes e ficou muito bom.

  17. Ola!meu dermatologista me passou o uso do roacutam mais estou com tanto medo que não quero usar!

  18. qu risco eu estou correndo tomando o roacutam?

    • Muitos riscos, principalmente dos efeitos colaterais que são consideráveis. É um medicamento muito forte que deve ser usado sob prescrição médica e somente em último caso. Procure um dermatologista e converse com ele sobre isso. Beijos

  19. Minha filha tem 14 anos já passou vários cremes indicado pelo médico, porém não vejo resultado, ela esta com muitas marcas das acne e cravos, será que esse remédio tira as manchas tambén.

  20. o Ruacutan resolve a ácne da mulher adulta?

  21. OI gostaria de saber quem toma rocutam pode aparecer coceira pelo pescoço , pois ja tem 1 mes que meu filho toma e esta com umas alergias sobre o pescoço. embora o rosto melhorou muito Help please. Obrigada

  22. Vou começar a usar o medicamento na proxima semana, estou confiante que dará tudo certo.

    É verdade que tem que parar de comer ovos, cenouras, beterrada, qualquer alimento de cor forte…??

  23. Já consultei com o dermatologista, fiz os exames necessários. Semana q vem, já estarei usando o medicamento. Estou com medo e ao mesmo tempo ansiosa. Aqui na cidade onde moro é verão o ano td, e trabalho debaixo de sol, me indique um protetor solar e labial que poderão me ajudar durante o processo

  24. Vou começar a usar o roacutan nesta semana, relacionado ao sol, como devo me precaver?

    • Ju, é aquela mesma história de sempre: NUNCA esquecer o protetor solar, se possível, use o bloqueador. Mesmo usando o protetor ou bloqueador, evite ao máximo a exposição ao sol depois das 10h da manhã. Um beijo ;)

  25. Vou começar a usar o roacutan na proxima semana i eu tomo suplementos alimentares para a academia isso ira enfluenciar algo no meu tratamento?

  26. Quero tirar uma dúvida. A minha dermo. me indicou o roacutan genérico e não me disse que era genérico, e ainda por cima me indicou o protetor solar e não descreveu o fator. Há algum problema? sei q errei, em não dar a devida atenção, para a receita, mas é pq eu tinha tantas dúvidas, acabei esquecendo. Me dê uma dica!!!

    • Kiara, meio complicado responder isso. No seu lugar, eu não usaria antes de ter uma confirmação do meu dermatologista, já que se trata de um tratamento tão criterioso. Na minha opinião, não use até ter certeza de que é exatamente isso que deve usar. Bj

  27. Olá. Tenho pequenas manchas de espinhas horríveis, com pus e tudo. E vejo q novas espinhas estão crescendo, uma atrás da outra. Será que Roacutan serve? Não consigo falar com minha dermatologista, e isso tem me preocupado. Cortei todos os tipos de alimentos gordurosos, e não sei mais oq fazer. Não param de nascer espinhas.

  28. Oi ,estou muito preucupada pois tenho a pele muito oleosa e espinhas no rosto ,colo e nas costa, procurei uma dermatologista cansada de tratamento topico sem sucesso.

  29. fui diagnostica com a sindrome de ovario policistico, sofro muito com espinhas e gostaria de saber se o roacutan pode me ajudar, apesar de ter certeza que isso nao vai acabar pois ja tentei quase tudo. bjss

  30. Olá, quando eu tinha 12 anos tinh mtas, mais mtas espinhas mesmo, horriveis, de se olhar no espelho e chorar, fui ao dermatologista e ele me recomendou roacutam, mais não tive condições de fazer o tratamento, pois tbm não trabalhava, efim hoje tenho 20 anos, e minhas espinhas ainda existem, não mtas, mais encomoda… Arrependida, se eu trabalhasse teria feito! GENTE SE O DERMATOLOGISTA RECOMENDAREM, FAÇAM pois tem efeito conheço pessoas que fizeram e deu certo. Talvez se eu tivesse feito hj ñ sofreria mais, estou pretendedo fazer, ja que agora trabalho, na época todo o meu tratamento daria R$ 1.200 / E agora, num quero nem imaginar kkkkk BOOOOOOOOOOA NOOOOOOOIIITE! (Espinhas é um saco, a auto-estima fica baixissima) :(

  31. estou no meu tratamento com isotretinoina a 6 dias , e vou falar a verdade , estou mto desanimado pois esta dando mtas espinhas , e eu so tomo 1 capsula por dia , pelo que vi vai demorar mto pra parar de dar espinhas , está sendo mto ruim , ainda mais qdo vou pra escola , da mta vergonha e eu nao saio mas de casa , estou mto deprimido ja nao sei mas o que fazer . Eu queria saber qtas capsulas vc tomava por dia . obg pela ajuda :)

  32. Dayara Clarissa

    Nunca é tarde…minhas espinhas apareceram c/ 11anos de idade, hj estou perto de completar 29!E só agora terei condições de bancar o tratamento,marquei consulta e tudo.
    Tive uma adolescência terrivel, depre, sempre trancada no quarto c/ medo das pessoas, doq que diziam qndo se deparavam comigo! Enfim por tantos sofrimentos me tornei uma adulta depressiva, insegura e etc…,procurei ajuda de uma psiquiatra, e melhorei bastante, ela até me liberou p/ fazer o tratamento c/ roacutan!Estou muito feliz e esperançosa c/ o tratamento!

  33. Dayara Clarissa
    Nunca é tarde…minhas espinhas apareceram c/ 11anos de idade, hj estou perto de completar 30!E só agora terei condições de bancar o tratamento,marquei consulta e tudo.
    Tive uma adolescência terrivel, depre, sempre trancada no quarto c/ medo das pessoas, doq que diziam qndo se deparavam comigo! Enfim por tantos sofrimentos me tornei uma adulta depressiva, insegura e etc…,procurei ajuda de uma psiquiatra, e melhorei bastante, ela até me liberou p/ fazer o tratamento c/ roacutan!Estou muito feliz e esperançosa c/ o tratamento!

    Leia mais em http://www.belezadodia.com/roacutan#ixzz2QjvOBeLq

  34. Olá Espinhas na face adulta ninguém merece , ellas me acompanham desde os meus 20 anos. na minha adolecencia minha pele era de pessego ,não entendo o motivo mas tudo bem,tÔ começando o diane 35 dizem que é muito eficaz pois as minhas espinhas não são monstruosas menos mal ,mas com certeza incomodam muuuuitoooooo ,depedendo do resultado irei tomar esse roacutan …bjão p/ tds

  35. Olá pessoal meu nome é Kristal
    comecei a tomar roacutan a 2 meses… agora no começo do tratamento estou sentindo varios sintomas, como pele do rosto muito seca e descamando…ardume dos olhos frequente… vião embasada. Enfim vamos enfrente pra ver oq vai dar.

    bjs

  36. meu filho tem 13 anos e está tomando o remédio há quatro meses, a pele está magnifica. Recomendo não tomar o genérico, pois pode voltar tdo novamente, ele apenas mascara o tratamento, quem quer acabar definitivamente com as espinha é melhor tomar o de marca mesmo.

  37. Olá galera,tenho espinhas desde dos 12 anos de idade e ja fiz de tudo desde tratamentos com o dermato até usar anticoncepcional por conta só para acabar com as espinhas. Convercei com o meu dermatologista e ele me passou o remédio, ja fiz todos os exames e começo a tomar semana que vem, mas estou com muito medo. Nunca tive problema de depressão, mas minhas amigas dizem que sou muito senssível e se eu começar a tomar corro sério risco de entrar em depressão. E além do mais não fiz o exame com o ginicologista para saber se tenho ´´cisto no ovário´´ se caso eu tiver, mesmo com o tratamento corro risco das espinhas voltarem?

  38. Meu dermatologista tam bem me enfoumo este remedio,eu to gostando eu nem ligo para os efeito colaterai. Mais e bom! da rasutado ja viz todos ezames!!! Custa caro mais vale apena. Roacutan

  39. Olá pessoal, estou tomando o roacutan genérico da valeant faz 1 mês, estou vendo melhoras. As espinhas aparecem umas aqui, outras ali, o rosto ficou meio seco, escamoso, principalmente na parte entre a boca e o queixo, uma das regiões mais sensíveis do rosto. Agora parece que os cravos estão querendo sair da pele, gostaria de saber se posso fazer limpeza de pele, exfoliação alguma coisa desse tipo.

  40. Se eu não usar o protetor solar o que acontece?

  41. Me tire uma dúvida. O protetor solar só deve ser passado diariamente no rosto, ou no corpo todo?

  42. ME AJUDE! Os meus lábios já secaram, já descascaram já saiu tudo o quanto é tipo de pele e agora, estão ficando super vermelhos e ainda por cima sinto uma ardência, uma queimação horrível. Agora que fiz um mês do medicamento, esse problema dos lábios é só no início ou é durante o tratamento todo? Se puder responder urgente agradeço.

    • Ju, vá correndo conversar com seu dermatologista. Os efeitos colaterais desse medicamento são mesmo muito agressivos. Só seu dermatologista poderá dizer o que você deve fazer. Não indico parar com o tratamento. Acho melhor continuar do jeito que está e se consultar o quanto antes. Beijos ;)

  43. o medicamento , pode causar auteraçao na pressao arterial ?

    • Victor, os efeitos colaterais que conheço e ouvi falar são esses que postei. Não sei dizer se causa alteração na pressão arterial, mas acho que isso depende muito de como vai ser a receptividade do seu organismo. De qualquer forma, o seu médico poderá falar sobre isso melhor que eu. Beijos ;)

  44. Posso fazer limpeza de pele?

  45. É normal os seios ficarem muito sensíveis(doloridos) e inchados? fico também em dúvida se é por causa do anticoncepcional. O que acha?

  46. Posso fazer tatuagem?

  47. estou.pensando em fazer ,esse tratamento….prque nao aguento mais as espinhas q vao e voltam,cravos ,além disso sao muito vermelhas cheias de pus e sangue,toda vez q espreme fica horrivel ,mina pele fica marcada e inchada..nao aquento ,mais todo mundo.dizendo q coisa feia vc esta com a pele cheia de espinha.nao namoro ha 3 anos por causa disso,fico muito depremida…eu quero algo q acabe de vezzzzzzz!!!!

  48. Olá Sabrine, fiz o tratamento há 6 anos. Após termino eu diria que 99,9% foi resolvido, tinha grau V e IV segundo minha dermato na época. Rosto, costas, pescoço peito e até pernas ou braços. Ja não sabia mais o que fazer quando comecei o roacutan. Realmente o resultado foi ótimo sem dúvidas. Hoje ja estou procurando novamente um dermato para começar um novo tratamento. Voltou consideravelmente a quantidade de acne nas costas e peito em um grau bem elevado. Vou procurar o dermato e começar o tratamento novamente, infelizmente. Parabéns pelo trabalho, esses relatos e auxilio para quem precisa ou pretende fazer uso de roacutan, acho totalmente válido.

    • Rafa, tudo bem? Obrigada pelo contato e pelo carinho:)
      Desejo toda sorte do mundo pra você, meu querido! Não deixe de estar sempre aqui com a gente, ta?! Beijos :*

      • olá Sabrine,meu nome é Vanessa, tenho 31 anos e sofro de acne mas nao é tao severa mas mesmo assim elas me encomodam de mais porisso passei no demartologista e ela me receitou ruacutan, gostaria de saber se posso tomar junto com antidepressivo? estou com um pouco de medo será que nao vai me prejudicar?a guardo respostas. obrigada…

        • Oi, Vanessa! Tenho 2 coisas pra te dizer:
          1. Se o seu grau de acne não é tão severo, mas mesmo assim seu dermatologista te receitou o Roacutan, acho melhor procurar uma segunda opinião médica, pois o Roacutan é indicado como última alternativa. Ou seja, antes de ser receitado, vc precisa ter certeza de que realmente outros tratamentos não servem para vc.
          2. Sobre usar o Roacutan tomando antidepressivo, eu acho que não há problemas, mas eu não sou médica, logo não tenho certeza. Pergunte ao seu médico.
          Espero ter ajudado, beijos :)

  49. Oi Sabrine, eu to tomando o roacutan, to com 1 mes e 10 dias tomando, nasceu uns negocios no meu pescoço e no rosto muito estranhos, sao umas bolinhas vermelhos tipo bem grandes que ficam meio inchadas, nossa e todo que olha pra mim ve isso, to muito horrivel com essas bolinhas no rosto, no pescoço ta tipo uma linha da mesma textura, é muito estranho, nunca vi nada disso, eu to com medo de ser alguma coisa, meu rosto melhorou demais, clareou bastante, mas esses negocios vermelhos que aparecem em mim ta horrivel, voce tem ideia do que seja? Obrigado desde ja

  50. um amigo me disse que tomou roacutan, faz um mês que terminou o tratamento e me recomendou pois tenho um pouco de espinhas,a pele dele está ótima e bem clara. Eu me interessei mas tenho medo das reações principalmente das que podem afetar o psicológico. Acho que vou procurar um médico, pois não tenho coragem de tomar por conta própria.Acho que nem se o médico mandar.

    • Diogo, faz muito bem em procurar um diagnóstico e opinião médica. Isso é primordial para o sucesso do tratamento. Se seu dermatologista te recomendar, faça o tratamento, vc vai gostar dos resultados. Beijos :)

  51. Olá Sabrine, ainda não iniciei o tratamento, mas estou com tudo certo para começar. É um tratamento caro, porém vale a pena. Se levar em consideração o que gastamos com secativos, máscaras, peelings entre outros métodos se torna barato. Trabalho como modelo, e a expectativa é ficar um tempo em off com trabalhos e aproveitar a proximidade das férias na faculdade, com fim de não me deprimir tanto, levando em consideração os efeitos do medicamento!!! Meu grau é do tipo 2, espero que o resultado seja satisfatório, mas o medo ainda é comum… Quero saber em média quanto tempo e se nesse período fica muito feia a aparência da pele, irei começar o tratamento está semana e tenho uma viagem agendada para 25/07, é esse período que preciso saber se até a viagem estarei com a pele melhor? Falei com meu dermatologista, excelente por sinal, e ele me indicou procurar outras pessoas para saber, já que os efeitos são diferentes de pessoa para pessoa.
    Obrigado ;)

    • Carlinhos, infelizmente não tenho como te responder isso. Como seu dermatologista disse, depende da reação do organismo da pessoa. Para amenizar os efeitos, beba bastante água, corte frituras, coma frutas, não tome banho com água quente e use sempre o filtro solar. Espero ter ajudado. Beijos, querido :)

  52. Olá…ano passado fui no derma e ele me disse q ia me receitar roacutan,mas por preguiça por causa do trabalho nem cheguei a iniciar o tratamento,nem voltei ao médico tenho bastante espinhas. Agora vou retornar ao médico de novo mas estou com muito medo desse remédio por tudo q pesquisei q conselho vcs me dariam??

    • Ana, se o seu médico receitou, não há do que ter medo. Se mesmo assim estiver insegura, consulte um outro dermatologista, afinal, nunca é demais uma segunda opinião. Se for o caso de esse segundo dermatologista te receitar o tratamento, faça! Os efeitos colaterais existem sim, mas tenho certeza de que os resultados vão fazer valer a pena todo o processo. O problema está quando o Roacutan é usado sem a orientação médica, pois isso representa um risco muito grande à saúde. Beijos, querida :)

  53. TENHO CISTO DE NABOTH SERÁ QUE ELE INFLUENCIA NA QUANTIDADE DE ESPINHAS?

    • O surgimento da acne tem relação com as atividades hormonais sim. Para ter certeza mesmo, consulte um dermatologista, pois só numa avaliação médica é que se tem como identificar a origem do problema.

  54. gostaria de saber a questão da bebida!

  55. Fui no meu dermatologista e ele me indicou roocutan vou começar semana que vem esto muito ansiosa c
    om o resultado@

  56. faz 5 meses q estou tomando roacutan, tinha a pele muito oleosa, espinhas me perseguiam, todos os dias saia , agora, nossa faz 4 meses q nao sai nada, rs, gostei , so os efeitos colaterais q me incomodam, labios secos, olhos ardem, mas vale a pena. Só mais um mes para terminar o tratamento.

  57. Quero muito fazer o tratamento e vou no meu dermatologista mês que vem ! Se ele me receitar,devo parar de trabalhar devido a piora que terá no começo do tratamento ? Não ia me sentir legal trabalhando com o rosto feio ! :( Bjs

    • Flávio, não vale a pena vc largar seu emprego por causa do tratamento. Minha sugestão: programe suas férias para quando o tratamento estiver no seu ápice (quando os efeitos colaterais estiverem te incomodando mais), por mais que as férias não seja o suficiente pra cobrir todo o período do tratamento, mesmo assim te dará uma certa aliviada. Se isso não for possível, prefira iniciar o tratamento no inverno. Em todo caso, não abra mão de seu tratamento nem de seu trabalho. Isso passa e vc precisa ter seu emprego para conseguir se manter. Beijos :)

  58. Olá,gostaria de saber se devo parar de trabalhar para fazer o tratamento devido a essa piora que tem no começo do tratamento ? Vou no meu dermatologista mês que vem e se ele me receitar farei! Faço o que for preciso para ficar livre de espinhas. rs Se for o caso de largar o trabalho ,eu largo ! he Obrigado e beijão

    • Flávio, não vale a pena vc largar seu emprego por causa do tratamento. Minha sugestão: programe suas férias para quando o tratamento estiver no seu ápice (quando os efeitos colaterais estiverem te incomodando mais), por mais que as férias não seja o suficiente pra cobrir todo o período do tratamento, mesmo assim te dará uma certa aliviada. Se isso não for possível, prefira iniciar o tratamento no inverno. Em todo caso, não abra mão de seu tratamento nem de seu trabalho. Isso passa e vc precisa ter seu emprego para conseguir se manter. Beijos :)

  59. comecei a fazer o tratamento tem ums 20 dias.. e ja to muito ansioso…

  60. Oiii :) Minha dermatologista passou o roacutan p mim.. mas estou um pouco insegura por causa das reações. Uma das coisas que chamou minha atenção foi que á mulher ñ pode engravidar durante o tratamento e nem depois de três mêses, queria saber como fazer p desintoxicar o organismo desse rémedio tão forte? E será que mesmo depois de desintoxicar ñ vai comprometer o feto? Tenho muito medo tbm das reações, e conversando com minha média, ela disse que á depressão é causada pela própria pessoa, pelo fato do rosto ficar um pouco mais alterado. Pq esse tratamento é de dentro p fora, e á mulher (principalmente) acaba ficando com esse sintomas, por querer esconder á acne. Eu quero muito melhorar minha aparência mais minha insegurança fala mais alto.. O que eu faço?

    • Rafaela, se sua dermatologista te recomendou o Roacutan, não há do que ter medo. Seja forte, persistente e tenha foco. Se seu objetivo é ter uma pele livre de cravos, espinhas e manchas, faça o que estiver ao seu alcance pra atingir seu objetivo. O seu foco tem de falar mais alto que sua insegurança. Foi exatamente os mesmos efeitos que chamaram atenção do meu pai, quando meu médico me receitou o Roacutan. Por esse motivo, ele não me deixou fazer o tratamento. Mas, sinceramente, gostaria de ter feito. Não tenha medo, vá em frente! Beijos, querida e boa sorte :)

  61. Gostei muito do post… vou começar o tratamento, mas estou com medo por causa do colesterol que pode elevar muito segundo meu dermatologista, será que volta ao normal ao fim do tratamento?

    • Thays, antes de começar o tratamento, pergunte isso ao seu dermatologista. E que bom que gostou do artigo. Conta aqui pra gente como está sendo o tratamento, assim vc acaba ajudando os outros leitores. Beijos, minha linda :)

  62. Fui ao dermatologista procurando iniciar um tratamento com o Roacutan, mas ele me indicou iniciar com tretinoína gel, no caso Vitanol A, e indicou ele a 0,5% gel. Ele não é caro, em média R$30,00 e aplico no rosto ao deitar, e retiro pela manhã com um sabonete para pele acneica, não chega a R$15,00 e você encontra em qualquer farmácia. Estou vendo ótimos resultados, pele menos oleosa, mais clara, secaram as espinhas existentes, não será necessário o uso do Roacutan no meu caso. Mas para aqueles com espinhas afloradas em várias partes do corpo, não só no rosto como é meu caso, o dermatologista disse que o tratamento com Roacutan é mais indicado.

  63. Pode ingerir algum tipo de bebida quando se esta tomando o remedio?

  64. Olha gostaria de saber, dizem que pode ate levar a morte, eu quero muiiito toma, so que aate agora nao criei coragem para ir no dermatologista pelo que ele pode falar entende. a

    • Oi, Maurício. Deixa eu te tranquilizar um pouco: não há nenhuma pesquisa que comprove esses boatos em torno do Roacutan. Contudo, é muito mais seguro e correto, claro, você fazer uso desse medicamento sob orientação médica. Se seu dermatologista te indicar o tratamento, não tenha medo. Use-o! Mas sempre fique atento a como a sua pele e seu organismo estão reagindo a ele, e qualquer alteração ou anormalidade que possa verificar, fale imediatamente com seu médico. O importante mesmo nisso tudo é vc ter uma cumplicidade com seu dermatologista. Espero ter ajudado! Beijos ;)

  65. Tenho manchas de espinhas no rosto e espinhas vem e vão a todo momento sem muita gravidade, pele muito oleosa. Tenho medo de surgir muita acne no inicio e sera que tenho que parar de malhar após iniciar o tratamento com roacutan?

    • Fábio, exercício nunca fez mal à saúde e não é por causa do Roacutan que ele passará a fazer, rs. Continue com os exercícios sem medo.
      Agora, espero que vc comece a usar o Roacutan sob prescrição médica, hein?! Beijão :*

  66. Muito legal o post, bem informativo!
    só fiquei em dúvida se os efeitos colaterais do roacutan se encerram ao termino do tratamento, ou se continuam mesmo após o término?

    • Oi, Abner! Eu acredito que quando há interrupção do tratamento, os efeitos se encerram. Mas eu não tenho certeza, pois este artigo foi feito com base experiências de pessoas que conheço e a partir de informações do meu dermatologista. Beijo e obrigada pela participação ;)

  67. Oi, eu tive q tomar o roacutan a 3 anos atrás mas achei o medicamento muito forte e tbem tinha dificuldade de engolir comprimidos, mas agro queerooo tomar não aguento mais espinhas e cravos aff mas tô com meu dos efeitos e de prejudicar meu rins ficado. esse medicamento tbem pode ser conseguido gratuitamente na época meu dermatologista passou a receita para eu ir buscar na feme onde tem medicamentos gratuitamente!!

  68. Irei começar o tratamento na próxima semana e estou muito otimista qto aos resultados.Já vi gente com espinhas piores que as minhas,depois de algum tempo as vi de novo cai p/ trás,super pele de bb. /,eu quero.Depois posto a minha experiência.”@@DRI

    • Oi, Adriana! Estou torcendo por vc. Vai dar tudo certo! Realmente, conheço muitas pessoas que fizeram o tratamento e hoje já não tem nem mais vestígios de acne. Tudo depende da nossa determinação e força de vontade. Beijos, querida :*

  69. Oi tudo bem a minha medca me recomedou o roacuntan a 6 meses atraz so que ñ fiz por medo das reações dele ai vir muitos videos falando sobre o medicamento ai hoje eu resolvi a fazer os exames e pegar o remedio so que eu estou muito medo pq eu trabalho eu sou garçom de culinária japonesa ai tou com medo de ficar muito feio e ñ aguentar e para trabalho meu grau e 2 esse e meu maior medo

    • Querido, primeiro vc precisa usar sob orientação do seu dermatologista. Sem isso, nada feito! Segunda coisa: a melhor época para fazer o tratamento é durante as férias e no inverno, pois são períodos em que vc não precisará se expor tanto. Se não for possível se programar para fazer o tratamento, vc terá de ter muita determinação para então iniciar e terminar o tratamento, com todos os cuidados e recomendações do seu médico. Ah, vc também pode procurar por um peeling para quem tem acne com seu dermato ou até em clínicas estéticas, pois geralmente dura menos e a recuperação é mais rápida, além de dar resultados excelentes. Boa sorte, querido! :*

  70. Olá, prestem bem a atenção no que vou dizer: Utilizei o roucutan por 7 meses, a acne acabou e voltou novamente. Tenho problemas na coluna e durante o tratamento havia comentado com a dermatologista a respeito de um aumento na intensidade das dores, ele disse que não teria relação com o medicamento. Novamente me indicaram o roucutan. Vejam eu não tenho muita acne, no meu ponto de vista não precisaria tomar roucutan! Expliquei para a dermat a respeito de um tratamento que estava fazendo para a coluna e ela disse que não iria atrapalhar em nada. Cara, as dores que estava sentindo aumentaram dum tanto! me deu uma depressão, nunca tinha ido no psicologo, desta vez tive que ir, pensei até em suicídio! Perguntei pro especialista em coluna sobre o roucutan, o cara nem deu ideia, me disse que deveria resolver com a dermat. Fui ler a bula…não confio em nenhum médico mais, tomei trauma! Sei que vcs estão pensando que sou neurado, o negócio é o seguinte: a maioria das pessoas que tomam o roucutam só sentem as reaçoes comuns: boca seca, nariz sangrando, alergias etc. Você não sabe o que ele esta causando dentro de vc cara. Cada organismo é de um jeito. Esses médico estão interessados em atender 1000 pacientes encher o bolso de didim! Me ragassou, estou tomando relaxante muscular até hoje e fazendo fisioterapia e tentando sair da depre. E não é coisa da minha cabeça não. Dê uma olhada na bula e veja o que ele causa no sistema musculoesquelético!!! mesmo pra não dar atenção no que eu havia perguntado viu. Não processo ele porque vai tomar muito do meu tempo! Tomem cuidado com este remédio, cada um é cada um!!!

  71. Cleber, calma. Sei que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre os efeitos do remédio, pois tomei o primeiro comprimido hoje, mas pra tomar a decisão de começar o tratamento, li muito e conversei com muita gente que usou e usa o Roacutan. Ele é sim um medicamento muito forte e há possíveis efeitos colaterais, mas são possíveis, não obrigatórios. Assim como qualquer remédio que você toma possui uma bula com uma série de possíveis efeitos colaterais, o Roacutan também tem. Às vezes é melhor nem ler a bula porque o psicológico influencia muito e sabendo dos possíveis efeitos, vc pode tê-los por ter se impressionado. Um dos possíveis efeitos são as dores musculares, mas como você falou, você já tinha um problema com as dores, talvez o Roacutan só tenha potencializado essa dor que já existia. Você já terminou o tratamento ou interrompeu antes de terminar? Nesses casos o melhor a se fazer é manter a calma e como a Sabrina citou muito nas respostas anteriores, procure uma segunda opção, talvez as substâncias ingeridas no seu tratamento para a coluna não eram compatíveis com as do Roacutan. Talvez seja necessário fazer um tratamento e depois o outro e não os dois juntos. E uma dica, procure um profissional em que você confie. Passei dois anos tratando acne, cada bimestre com um profissional diferente até achar um que “caiu no meu agrado”. Só com ele adquiri confiança para começar esse tratamento tão temido e tão falado, mas que traz resultados tão satisfatórios.

  72. Bom, acho q posso ajudar…
    Vou comecar a fazer uso.
    Mha dermatologista me indicou uma farmacia de auto custo do SUS que fornece.
    Mas tem que levar a receita OS documentos, e uma relacao de exames.
    Fui ontem la.
    Fica no BAIRRO DO GLICERIO em SP.
    peguem o tel no Google e pegue a relacao de exames.
    la, o remedio e de graca !!!!!!!

  73. Apesar de não ter muitas espinhas, a presença delas me incomodam, visto que meu rosto está muito manchado e as espinhas não diminuem. Estou pensando em ir ao dermatologista e pedir a ele pra eu tomar o remédio. mas meu problemas acho que é porque eu cutuco muito as espinhas e meu ciclo menstrual é todo desregular e não tomo anticoncepcional. Faço tratamento com cremes e ácidos mas não surte efeito, deve ser porque cutuco. Será o roacutan uma boa ideia?

    • Ariane, acho que o seu caso é mais brando. Talvez parando de cutucar as espinhas e fazendo o tratamento tópico (sabonetes e pomadas) corretamente, vc tenha um bom resultado. O Roacutan é a última opção mesmo; quando se vê que nenhum tratamento deu jeito e que o quadro de acne é severo. De qualquer forma, fale sim com seu dermatologista. Beijos! :*

  74. Sabrine, o que posso usar para tirar manchas e cicatrizes causadas pela acne?

  75. Olá Sabrine, o que eu posso usar pra tirar manchas e cicatrizes causadas por acne?

  76. Ops mocinha, quero fazer o tratamento, no entanto poderia calcular mais ou menos quanto eu gasto por mes nesse tratamento ?
    Meu face : Rafael Araujo – Teresina – Belo Horizonte
    Bjão ;)

    • Oi, Rafa! Então, vc pode optar pelo Roacutan original ou pelos genéricos que são idênticos a ele. Os preços a seguir são estimativas, veja:
      - Roacutan do laboratório Roche
      Caixa com 30 comprimidos de 20 mg: R$ 170,24
      Caixa com 30 comprimidos de 10 mg: R$ 92,25.

      - Isotretinoína (é assim mesmo o nome do genérico) do laboratório Ranbaxy
      Caixa com 30 comprimidos de 20 mg: R$ 101,13
      Caixa com 30 comprimidos de 10 mg: R$ 54,79

      - Cecnoin do laboratório Eurofarma
      Caixa com 30 comprimidos de 20 mg: R$ 113,02
      Caixa com 30 comprimidos de 10 mg: R$ 61,28

      Essas informações eu peguei do site Versus Acne. Pergunte ao seu dermatologista quanto tempo durará o seu tratamento. Beijos! :*

  77. Olá Sabrine!

    Meu rosto não têm muita acne, mais têm muito cravo e fico desesperada, gostaria de saber um sabonete que vocês indicam e se a maquiagem asepixia é bom para usar no dia a dia?

    • Luara, sugiro que use sabonetes com ácido salicílico (encontra em todas as farmácias) e esfoliantes uma vez por semana. É ótimo fazer limpeza de pele também pra eliminar os cravos de maneira correta; e é barato em qualquer esteticista. A maquiagem asepxia é a melhor opção pra vc. Mas lembre-se de usar sempre o demaquilante (não oleoso) e protetor solar, hein?! Beijos, minha querida! :*

  78. Nos meus braços apareceram algumas irritações na pele e coçeira também, após o início do tratamento. Eu estou no segundo mês de tratamento. Isso é normal? O que eu posso fazer para atenuar?

  79. Olha, exatamente hoje eu comprei minhas 3ª caixas de Isotretínoina pois vou para o 3º mês de tratamento.
    Sempre tive a pele muito oleosa e minhas acnes sempre foram muito resistentes tambem, fiz todo tipo de tratamento tópico possível e os resultados nunca foram o suficiente, já ouvia falar antes sobre o Roacutan, mas por na época ser menor de idade e ter medo desses mitos todos, nunca cogitei usar… agora que estou com 21 anos, comecei meu tratamento e até agora estou muito feliz com os resultados!
    É incrível como nas primeiras semanas você já nota a diferença na oleosidade da pele que melhora MUITO!
    Acredito que para cada pessoa varie os efeitos colaterais, mas até agora meus lábios e pele do rosto e cotovelos ressecaram bastante, mas nada que um Bepantol e um creme hidratamente de hora em hora não controle.
    A dosagem é determinada por peso, altura e gravidade de acne, então obviamente os efeitos também vem relacionado a esses fatores, se eles vierem muito pesados em você, nada te impede de conversar com a dermatologista e ela diminuir a sua dosagem para a continuação do tratamento (o que obviamente acarretará um período maior tomando o remédio, mas com efeitos mais leves).
    Não precisam ter medo, não é esse monstro todo que as pessoas dizem, o pior pra mim está sendo ficar sem tomar bebida alcoolica (que prejudica drásticamente o fígado), fugir di sol (oi, moro no RJ e o sol daqui é de 78º, rs, to quase bebendo protetor solar) e controlar a alimentação evitando comer besteiras (para não subir e alterar o colesterol e glicose, rs). É um dinheiro gasto sim, tanto com a isotretínoína quanto com os remédios também necessários (pomadas, protetor solar, hidratantes e etc…), mas só em ver diariamente o progresso positivo da sua pele, tudo vale muito a pena, estou gostando bastante dos resultados!

Deixe um comentário :)

Required fields are marked *